Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Vestibular de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal da Grande Dourados dá prioridade à população rural

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) está com inscrições abertas, até 20 de novembro, para o Vestibular da Licenciatura em Educação do Campo. São oferecidas 30 vagas para Habilitação em Ciências da Natureza e 30 para Habilitação em Ciências Humanas.
O objetivo do curso é fortalecer a educação e a possibilidade de ação qualificada no campo de Mato Grosso do Sul, com conhecimentos teórico-metodológicos voltados às especificidades, às necessidades e ao desenvolvimento sustentável do campo para a conquista de melhorias na qualidade de vida.
As vagas deste curso são prioritariamente destinadas a professores que atuam nas escolas do campo. Havendo vagas remanescentes, essas serão distribuídas preferencialmente para funcionários, efetivos ou não, que atuam nas escolas do campo. Se ainda houver vagas à disposição, serão distribuídas entre populações do campo: agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, trabalhadores assalariados rurais, quilombolas, caiçaras, povos da floresta, caboclos e outros que produzam suas condições materiais de existência a partir do trabalho no meio rural, incluindo as comunidades indígenas. Por fim, se ainda houver vagas não preenchidas, serão colocadas à disposição dos demais candidatos.
As vagas, ainda, são distribuídas conforme disposição da Lei n.º 12.711/2012, ou seja, há reserva de vagas para estudantes de escolas públicas; pretos, pardos e indígenas; e também para pessoas com deficiência. Para conferir a tabela que apresenta o número de vagas de forma detalhada, acesse o edital do vestibular.
O curso tem duração de quatro anos e é oferecido em modalidade de alternância. Ao longo de cada ano letivo, algumas semanas são reservadas para o Tempo-Universidade, período em que os estudantes ficam na UFGD assistindo às aulas, estudando de manhã, à tarde e à noite. No Tempo-Comunidade, os estudantes realizam projetos relacionados com as disciplinas que estudaram durante sua formação teórica, nos locais onde moram.
A prova será aplicada no dia 7 de fevereiro de 2021, nas cidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Itaquiraí e Sidrolândia. Pela manhã, será aplicada a prova de redação e, à tarde, a prova objetiva.
A prova objetiva conterá, no total, 60 questões, sendo 20 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 14 questões de Ciências Humanas e suas tecnologias, 18 questões de Ciências da  Natureza e suas Tecnologias e 8 questões de Matemática e suas Tecnologias.
As inscrições são gratuitas, feitas exclusivamente via internet e todos os procedimentos necessários podem ser acessados pela página: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/licenciatura-em-educacao-do-campo-psleduc/psleduc-2021.
Dúvidas podem ser solucionadas por e-mail vestibular@ufgd.edu.br e pelo Whatsapp (67) 99298-6974.
Scroll Up