Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Inscrições abertas para o IV Colóquio sobre Fronteiras e Direitos Humanos na União Europeia e no Mercosul

Entre os dias 01 a 03 de dezembro, acontecerá o IV Colóquio sobre Fronteiras e Direitos Humanos na União Europeia e no Mercosul.  O evento é online, as inscrições são gratuitas e a realização é da Cátedra Jean Monnet da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF) e do projeto PROCAD “Defesa Nacional, Fronteiras e Migrações: estudos sobre ajuda humanitária e segurança integrada” (Ministério da Defesa e CAPES).
Todos os interessados na programação podem participar. São três painéis: “(Re) visitando as ideias de fronteiras no mundo pós-Covid 19”, “Perspectivas sobre as relações entre o Brasil e a União Europeia: uma parceria estratégica em (des) construção?” e “Migrações, refúgios e direitos humanos: abordagens brasileiras e europeias”. O início é às 13h pelo horário de Mato Grosso do Sul, com transmissão pelo canal do IDESF do Youtube: https://www.youtube.com/user/idesf2013.
O objetivo do IV Colóquio é ampliar as discussões sobre integração regional, fronteiras, direitos humanos e as relações entre o Brasil e a União Europeia. Com isso, a organização espera fomentar as pesquisas sobre a União Europeia e o Mercosul, em especial sobre as temáticas ligadas à cooperação internacional, à integração regional, à promoção da democracia e dos direitos humanos. Além de ser um espaço de debate sobre acontecimentos internacionais contemporâneos, o evento tem o propósito de difundir os conhecimentos sobre a União Europeia, fortalecendo assim a rede de cooperação e de governança conjunta entre as instituições participantes e os convidados do projeto.
A iniciativa é financiada pela Comissão União Europeia e tem apoio da CAPES, Ministério da Defesa e IDESF.

As inscrições são realizadas no endereço eletrônico:
https://www.idesf.org.br/eventos/iv-coloquio-sobre-fronteiras-e-direitos-humanos-na-uniao-europeia-e-no-mercosul/

Confira a programação preliminar:
Dia 01 de dezembro de 2020
Painel 1: (Re) visitando as ideias de fronteiras no mundo pós-Covid 19
Convidados: Prof. Tony Payan – Rice University
Prof. Aldomar Arnaldo Rückert – UFRGS
Prof. Kai Enno Lehmann – USP
Moderador:  Sr. Luciano Stremel Barros – IDESF
Debatedor:  Prof. Camilo Carneiro Pereira – UFGD

Dia 02 de dezembro de 2020
Painel 2: Perspectivas sobre as relações entre o Brasil e a União Europeia: uma parceria estratégica em (des) construção?
Convidados: Sr.  Ignacio Ybañez Rubio – Embaixador da Representação da União Europeia (UE) no Brasil
Prof. Paulo Vizentini – UFRGS
Profa. Miriam Gomes Saraiva – UERJ
Moderador:  Prof. Fernando Ludwig – UFT – IDESF
Debatedor:  Profa. Déborah Silva do Monte – UFGD

Dia 03 de dezembro de 2020
Painel 3: Migrações, refúgios e direitos humanos: abordagens brasileiras e europeias
Convidados: Profa. Érica Sarmiento da Silva – UERJ
Profa. Alline Pedra Jorge Birol. – UFSC e OIM
Prof. Tássio Franchi – ECEME
Prof. Carolina de Abreu Batista Claro – UNB
Moderador:  Profa. Luciana R. Campos Oliveira – UFGD
Debatedor:  Prof. César Augusto Silva da Silva – UFMS

CÁTEDRA JEAN MONET
sãoA Cátedra Jean Monnet da UFGD e o Center Europe-Brazil of Studies for Cooperation and Regional Integration são uma iniciativa financiada pela União Europeia com o objetivo de fomentar as pesquisas sobre a União Europeia e o Mercosul, em especial sobre as temáticas ligadas à cooperação internacional, à integração regional, à promoção da democracia e dos direitos humanos. Outros objetivos são ser um espaço de debate sobre acontecimentos internacionais contemporâneos, e difundir os conhecimentos sobre a União Europeia, por meio de cursos, palestras, publicações, entre outras. Com isso, espera-se construir uma rede de cooperação e de governança conjunta entre os participantes e convidados do projeto e também incentivar o processo de internacionalização da UFGD, por meio do fortalecimento dos vínculos com as instituições europeias de ensino e pesquisa;

Fazem parte dessa iniciativa servidores, docentes e discentes da Faculdade de Direito e Relações Internacionais (FADIR) e do Escritório de Assuntos Internacionais (ESAI) da UFGD.

Para aprofundar estudos na Cátedra, o interessado pode entrar em contato com o grupo de pesquisa, capitaneado pelo professor Tomaz Espósito Neto.

Scroll Up