Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Em alusão ao Mês da Consciência Negra, UFGD terá seminário virtual na próxima semana

Na próxima semana, de 23 a 25 de novembro, acontece o II Seminário Internacional Virtual do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal da Grande Dourados, evento alusivo ao Mês da Consciência Negra, período que há décadas vem se tornando referência para memória e reflexão sobre a luta, a resistência e o enfrentamento ao racismo. O mês culmina no dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, último líder do Quilombo dos Palmares, assassinado em 1695.

Sob o tema “Descolonizar os saberes e práticas: (re)existências dos corpos negres”, o evento tem como objetivo discutir e aprofundar temas sobre os processos de descolonialidade implicados nos avanços e retrocessos nas políticas públicas e nas ações afirmativas no Brasil.

Na programação – que será transmitida ao vivo pelas redes sociais do NEAB (links ao fim da matéria) – estão mesas, palestra e conferência sobre tópicos como racismo, negritude e branquitude, o papel da universidade na saúde da população negra, identidade, saberes, território e (re)existências quilombola, entre outros.

A participação no seminário será gratuita e não há necessidade de inscrição prévia. Os participantes e ouvintes terão direito a certificado, desde que preencham os formulários de avaliação que serão disponibilizados durante a realização de cada atividade do evento, aberto a toda a comunidade acadêmica e externa.

O seminário é uma realização do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro da UFGD (NEAB/UFGD) e conta com o apoio do Núcleo de Artes Cênicas (NAC), da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE) e do Coletivo Negração.

Para saber mais sobre o II Seminário Internacional Virtual do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro da UFGD e ver a programação completa acesse:
https://sites.google.com/view/seminarioneabufgd2020

Canal do NEAB no YouTube:
https://www.youtube.com/channel/UCWz-nB4YncIIyweSl2AYlIw/featured

Página do NEAB no Facebook:
https://www.facebook.com/ufgdneab

Scroll Up