Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Cinco candidatos assinaram carta compromisso do SIMTED-Dourados

Entre os temas foram debatidos planos de educação, gestão democrática nas unidades de ensino, política e valorização salarial do magistério e do administrativo da Reme

 

O debate organizado pelo SIMTED Dourados, Aduf e Aduems, na noite desta quinta-feira (12), reuniu seis dos sete candidatos à Prefeitura de Dourados (MS) que falaram sobre educação. Participaram os candidatos Alan Guedes, Barbosinha, Jeferson Bezerra, João Carlos Joca, Racib Harb e Wilson Matos.

Durante três blocos, os políticos responderam perguntas sobre educação pública relacionadas ao ensino básico e superior do município. No último bloco, os candidatos responderam perguntas feitas pelos chats das redes sociais dos sindicatos. O candidato Mauto Thronicke confirmou a participação, mas não esteve presente no encontro.

O debate foi realizado na sede do SIMTED, apenas com a presença dos candidatos a prefeito, vice-prefeito(a) e assessorias dos candidatos e dos sindicatos organizadores do evento, seguindo protocolo de prevenção à Covid-19.

A transmissão foi realizada pelas redes sociais do SIMTED, Aduf e Aduems e teve tradução simultânea em libras. O debate foi acompanhado por milhares de pessoas, que comentaram e encaminharam perguntas durante a transmissão.

Nos três primeiros blocos, os candidatos responderam 2 perguntas elaboradas por cada entidade, num total de 6 questões. Os temas tratados foram os planos de educação, gestão democrática nas unidades de ensino, política e valorização salarial do magistério e do administrativo da Rede Municipal de Ensino; qualidade do transporte municipal para deslocamento à cidade universitária, problemas nas ciclofaixas e de iluminação pública na rodovia que dá acesso às universidades públicas; educação e cultura na formação cidadã e o fundo municipal de cultura; construção de uma cidade universitária e planejamento da ocupação do espaço de maneira sistêmica combinando desenvolvimento e meio ambiente; falta de recursos para pesquisa, ensino e extensão, autonomia e valorização dos servidores nas universidades. As perguntas enviadas pelos chats das redes sociais foram sobre saúde pública municipal e a privatização do saneamento básico em Dourados.

Ao final do debate, os candidatos Alan Guedes, Jeferson Bezerra, João Carlos Joca, Racib Harb e Wilson Matos assinaram a carta compromisso do SIMTED com propostas para a educação pública municipal. O candidato Barbosinha foi o único dos presentes que não assinou o documento elaborado pela categoria de trabalhadores(as) em educação.

Veja abaixo a carta compromisso do SIMTED Dourados na íntegra:

Scroll Up