Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

80 sentimentos para os leigos na Ciência do Sentir

Verdadeiro bê-a-bá das emoções, obra da psicanalista e psicoterapeuta de grupo Beatriz Breves une sentimentos a significados para estimular o leitor a se comunicar sobre o que sente

80 sentimentos para os leigos na Ciência do Sentir 1Segundo a psicanalista, psicoterapeuta e fundadora da Sociedade da Ciência do Sentir (Socis) Beatriz Breves, falar sobre sentimentos é difícil, mas nomear o que se sente é ainda mais. É por isso que depois de 30 anos de estudo sobre “o sentir” que a escritora carioca lança a obra Falando de Sentimentos com Beatriz Breves. De A a V, o livro reúne 80 sentimentos para auxiliar as pessoas na difícil missão de se comunicar.

Arrependimento, ciúme, confiança, decepção, desespero, gratidão, expectativa… com o conhecimento profissional e a delicadeza necessária para abordar cada um destes sentimentos, Beatriz os descreve e se preocupa em diferenciar o que é uma ação e um sentimento. É o caso, por exemplo, da ação de vingança e o sentimento de vingança. “A ignorância sobre o que se sente é resultado de um sistema de valores que, desde a infância, reprimiu os nossos sentimentos e nos levou a essa confusão”, explica a psicanalista.

“Pela incapacidade de ir adiante ou pela espera de algo que não se realiza, surge a frustação. Um sentimento que agrega raiva, como também os sentimento de fracasso, tristeza, amargura, decepção, que, entre outros, levam a pessoa a se sentir infeliz.”
(Falando sobre sentimentos com Beatriz  Breves, pág. 60)

A produção também instrui o leitor a mobilizar conhecidos e organizar um grupo para falar sobre sentimentos. Na sede da SoCis, Beatriz reúne semanalmente um pequeno grupo para discutir o assunto. “Os resultados têm sido surpreendentes”, reforça Beatriz – atualmente, por causa da pandemia, os encontros têm acontecido on-line.

A escritora de Falando de Sentimentos com Beatriz Breves é autora, ainda, de outras sete obras, entre elas: “Macromicro – A Ciência do Sentir”, “O Eu Sensível” e o “O Homem Além do Homem”.

Ficha Técnica:
Título
: Falando de Sentimentos com Beatriz Breves
Autora: Beatriz Breves
ISBN: 978-85-3040-033-0
Páginas: 104
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 40,00
Link de venda:  https://amzn.to/388aCI0 e https://bit.ly/3eFr7fX
Preço e-Book: R$ 26,00
Link de venda e-Book: https://bit.ly/34Z3ewi

Sinopse: Amizade, Compaixão, Culpa, Depressão, Esperança, Felicidade, Humilhação, Medo, Nostalgia, Ódio, Paz, Responsabilidade, Solidariedade, Timidez e Vingança, listados de A a V, são alguns dos 80 sentimentos sobre os quais este livro discorre. Beatriz Breves, psicóloga, psicanalista e psicoterapeuta de grupo, fundadora da Sociedade da Ciência do Sentir – SoCiS, reúne semanalmente na sede da SoCiS, em Copacabana, um grupo para falar de sentimentos, onde as pessoas se abrem, se expressam, se comunicam sobre o que sentem. “Os resultados têm sido surpreendentes”, afirma a autora, que, neste livro, ensina passo a passo, a qualquer grupo que queira se reunir – na escola, na família, entre amigos, etc. -, a dinâmica para falar de sentimentos. Em sua página no Facebook: “Falando de Sentimentos com Beatriz Breves”, ela vem escrevendo, todos os domingos, sobre um sentimento. Como ela diz nesta obra, “falar os sentimentos, falar sobre os sentimentos” é “reger a sinfonia interna, escutar a própria melodia, orquestrar a história de sua vida”.

80 sentimentos para os leigos na Ciência do Sentir 2Sobre a autora: Beatriz Breves é psicóloga, psicanalista, bacharel e licenciada em Física. É presidente, membro efetivo e fundador da Sociedade da Ciência do Sentir (SoCiS). Fez o Mestrado em Psicologia na American Word University (AWU/Iowa/EUA), tendo se formado em Psicologia na Faculdade de Humanidades Pedro II (FAHUPE). Psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise, filiada à International Psycoanalytical Association (SBPRJ/IPA), é também psicoterapeuta analítica de Grupo pela Sociedade de Psicoterapia Analítica de Grupo (SPAG-E.Rio), da qual foi presidente no biênio 1998-99. Como servidora pública aposentada do Estado do Rio de Janeiro, foi psicóloga estatutária (concursada) do Serviço de Psicossomática do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (IASERJ).

 

Scroll Up