Publicidade
MidiaFlex
Publicidade
A SUA FALTA FAZ MEU CORAÇÃO SANGRAR
Fui gerada através desse amor profundo, vivo porque eles se amaram, esperaram por mim, com esperança e aflições..

Denise Caramori


==============


Herdei da minha mãe a pequena estátua da Pietà de Michelangelo, é uma imagem do corpo de Jesus depositado nos braços de Maria Santíssima. Toda vez que olho a pequena estátua, me uno a dor de Nossa Senhora, e penso, como mãe de dois filhos, o que somos capazes de fazer por eles, o quanto somos capazes de suportar para que eles estejam bem.


Seu sacrifício foi em nosso favor, eu e meus irmãos fomos bem criados e amados o suficiente, uma mãe “suficientemente boa” como dizia meu estimado Winnicott. Nossa mãe, uma mulher comum, assim como milhares de outras mulheres comuns, amou meu pai e decidiram passar a vida juntos, casaram e se amaram como homem e mulher, e, brigaram milhões de vezes, e tiveram uma vida, não a que gostariam, mas a que lhes foi possível usufruir, cada qual com seu temperamento e personalidade, como um homem e uma mulher comum.


Fui gerada através desse amor profundo, vivo porque eles se amaram, esperaram por mim, com esperança e aflições, olharam pra mim e me deram um nome, e se foi assim comigo, não foi assim com você também, e assim também não o é, com cada ser humano que Deus permite vir ao mundo?


Minha mãe me nutriu, me educou e cuidou de mim, me ensinou o prazer da leitura e sua importância, confesso que foi o que me salvou de mim mesma muitas e muitas vezes. Acreditou em mim, mesmo nos momentos que até eu mesma duvidava, e como uma mulher comum teve suas falhas e apesar de cada uma delas, não deixava de passar uma lição.


Faça um exercício: Veja-se livre passeando pela vida, volte lentamente à infância, lembre-se de quando precisou da sua mãe e ela estava lá, veja-se nos braços da tua mãe, olhe nos olhos dela e veja o carinho, o amor, o aconchego, a segurança de saber-se verdadeiramente amado, e se tiver ela por perto, fisicamente por perto, abraçe tua mãe e deixe também que ela te abraçe, ou então, se já não for possível, feche os seus olhos e a abraçe mesmo assim.


Minha mãe soube ser filha, irmã, esposa, mãe e amiga, cheia de força e grandeza, rodeada pelos seus livros de romance com rainhas e princesas, amada e querida por todos que a conheciam, dizia sempre: “como minha vida é boa”, estava sempre alegre e rindo dela mesma, rindo das pedras que encontrava pelo caminho, foi um caminho difícil e mesmo assim nunca ninguém a viu reclamar, quando íamos até ela em busca de colo, escutávamos sempre: “a vida é luta”, e lá íamos nós seguindo seu exemplo. Na sua imperfeição ensinou-nos muito, na sua teimosia foi guerreira, com sua capacidade sublime de amar, teve uma vida plena e cheia de significado. Todo o carinho, cuidado, atenção, oportunidade, amor e acolhimento que recebemos dela vamos passar adiante, o que ela nos deu foi o suficiente, e está tudo certo como esta.


Querida mamãe, você está morta, eu ainda vivo mais um pouco depois morrerei também. Eu realizo a vida que me foi dada enquanto durar e então também morrerei. Mesmo que você tenha ido, eu fico, e eu honro você como minha mãe, você será sempre minha mãe e eu serei sempre sua filha. Eu sou grata. O que recebi de ti foi o mais importante: a vida. Eu a deixo partir com amor.    


Nossa vida e nossa felicidade são marcadas pela atitude que adotamos diante de nossos pais e da história de nossa família. Onde começa o nosso amor? Com o amor aos nossos pais, exatamente como eles são, acolhendo-os no nosso coração, do jeito que eles são... O sucesso tem o rosto da mãe”. Bert Hellinger. 


Denise Caramori de Souza/ Psicopedagoga e Terapeuta/ www.denicaramori@hotmail.com


Envie seu Comentário

Publicidade
Olho Magico
A visita ao setor de traumatologia também seria fundamental, porque é ali que estão muitos cidadãos e cidadãs vítimas de acidentes e a maioria provocados por negligência própria, no trânsito principalmente.
Publicidade
Foto Materia
Fui gerada através desse amor profundo, vivo porque eles se amaram, esperaram por mim, com esperança e aflições..
Publicidade