Publicidade
MidiaFlex
Publicidade
Mudanças climáticas será o tema do encontro do Projeto Direito e Arte
...


 



O projeto de extensão Direito e Arte realizará em 31 de outubro mais um encontro de cine-debate e literatura, desta vez com a exibição do documentário “Uma Verdade Mais Inconveniente” (2017), dirigido por Jon Shenk e Bonni Cohen e com roteiro de Al Gore. A exibição será das 16h às 19h, no auditório I FADIR (Rua Quintino Bocaiúva, 2100, Jardim da Figueira). O debatedor convidado é o professor Charlei Aparecido Silva.



 



O projeto começou em agosto e vai até dezembro.  A previsão é de debater ainda O Banqueiro dos Pobres, livro de Muhammad Yunus, em 28 de novembro, e Colapso (2005), escrito por Jared Diamond, em 05 de dezembro. As debatedoras serão, respectivamente, as professoras Marisa Lomba e Adriana Kirchof de Brum.



  

O projeto de extensão “Direito e Arte: Literatura e Cinema para sentir Desenvolvimento e Sustentabilidade” é coordenado pelas professoras Verônica Guimarães e Adriana de Brum. Os participantes irão receber certificado de atividade de extensão, mas a participação é aberta para qualquer interessado pela temática, inscrito ou não no projeto.

 

 

Mais informações: direitoecinema@gmail.com



 



SOBRE O PROJETO

O foco é refletir criticamente sobre os modelos de desenvolvimento e sustentabilidade no Brasil numa perspectiva de direitos fundamentais e de implementação ao direito ao meio ambiente e à sustentabilidade. 





São exibidos e debatidos livros e filmes que retratam o dilema, as contradições e as dificuldades para se alcançar o desenvolvimento sustentável, através de temas como: uso de agrotóxicos; perda de biodiversidade; pobreza; mudanças climáticas; ciência e tecnologia.



 

Os participantes são orientados a lerem um livro por mês, de acordo com a seleção prévia, e a assistirem ao filme seguido de debates com um convidado por sessão. A aproximação entre literatura e cinema reforçará as familiaridades e diferenças entre essas duas artes, que serão utilizadas para pensar e discutir temas complexos sobre modelos de desenvolvimento e sustentabilidade.

  

SINOPSE DO DOCUMENTÁRIO

Após o alerta sobre a necessidade da união entre países para tratar a crise do aquecimento global, Al Gore mostra não apenas as consequências práticas da crise climática, mas também os avanços obtidos na obtenção de energia através de fontes limpas.


Envie seu Comentário

Publicidade
Olho Magico
A visita ao setor de traumatologia também seria fundamental, porque é ali que estão muitos cidadãos e cidadãs vítimas de acidentes e a maioria provocados por negligência própria, no trânsito principalmente.
Publicidade
Foto Materia
Fui gerada através desse amor profundo, vivo porque eles se amaram, esperaram por mim, com esperança e aflições..
Publicidade